19 de abr de 2011

Carajás - Onças de Carajás! Um Magnífico Encontro


Onças avistadas no vale de Águas Claras, pela equipe do ICMBio
Como muito dos meus amigos daqui de Parauapebas já sabem além de ser aluno da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, eu também participo dos projetos de pesquisa com animais Silvestres (Projetos desta mesma Instituição) na Floresta nacional de Carajás.
No ultimo domingo 17 eu estava no campo, eu e mais dois colegas do projeto, um dia muito puxado como sempre, mas como todos os outros, gratificante, sabem como é que é fazer ou praticar o que se gosta nunca é demais. Apesar de estar na FLONA em média dois dias por semana eu me surpreendo e me maravilho a cada ida.
Acho que sempre vai ser assim. Então, depois do trabalho - e que longo dia de trabalho - quando já estávamos no carro voltando para casa por volta de 16h00min, nos deparamos com uma coisa pela qual todos os quatro integrantes do carro ficaram imensamente maravilhados, a adrenalina foi a mil e a alegria e medo ao mesmo tempo tomou conta de todos nós. Em todos os anos de FLONA esse com certeza foi um dos belos momentos que vivi. Bem raro até mesmo para mim que costumo freqüenta as áreas da FLONA constantemente, como já citei anteriormente.
Quando dobramos a próxima curva eis que nos deparamos com um casal de onça suçuarana, bem a nossa frente a passear pela estrada, despreocupadas com a vida. Logo que nos viram foram logo entrando no mato e não dando muita chance de nós as apreciarmos, confesso que mesmo “repentino” o encontro nos proporcionou sensações anormais a nossa rotina na FLONACA. Foi realmente extraordinário.




Por: Filho Manfredini

2 comentários:

  1. muito legal, deve ter cido um momento inesquecível, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. COm ceteza foi muito, muito inesquecível!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir